5 truques para aumentar a segurança virtual

24 fevereiro 2017

1. Mudar as palavras-passe de vez em quando. Tenho por hábito mudar, pelo menos uma vez por ano, todas as palavras-passe das contas mais importantes. Sei que, ultimamente, esta tendência tem diminuído e que se tem notado que esta não influencia assim tanto na prevenção de um ataque. No entanto, eu sinto-me muito mais segura ao fazê-lo.

2. Fazer publicações depois de sair dos locais. Gosto muito de partilhar sítios bonitos e inspiradores no instagram, seja diretamente ou pelo instastories, mas nunca o faço enquanto estou no local. É muito assustador, para mim, pensar que as pessoas que estão a ver o que partilhei sabem exatamente onde me encontro naquele momento. Por isso, tiro todas as fotografias que quero e, quando vou embora ou ao final do dia, faço as respetivas partilhas. 

3. Colocar palavra-passe em todos os dispositivos. Na verdade, quanto a esta, sou ligeiramente desleixada. O meu computador sempre teve palavra-passe porque tenho muitas coisas pessoais nele e faz todo o sentido proteger-me de qualquer contratempo. No entanto, falho redondamente no telemóvel porque sou muito preguiçosa para estar sempre a colocar uma palavra-passe quando preciso de mexer nele. Tenho mesmo de mudar este aspeto porque, tal como como no computador, também o meu telemóvel tem informações pessoais que eu não gostaria que qualquer pessoa tivesse acesso.

4. Tapar sempre qualquer câmara. E esta não é por ser esquisita ou medricas. Há relativamente pouco tempo fui a uma palestra sobre segurança e fiquei chocada com a facilidade com que se acede a uma câmara. Desde esse dia, a câmara do meu computador está sempre tapada e as do meu telemóvel ficam bem distantes em alguns momentos mais pessoais. 

5. Verificar, esporadicamente, os locais onde as nossas redes sociais foram utilizadas. No e-mail somos notificados quando é iniciada sessão num dispositivo novo, mas na maioria das redes sociais isso não acontece. No entanto, podemos verificar os locais onde foram iniciadas as sessões e, desta forma, saber se há alguém a invadir aquilo que é nosso ou não. Acreditem, é muito mais fácil entrar na nossa conta do que aquilo que pensamos. E, não, não acontece só com os outros. 
3 comentários em "5 truques para aumentar a segurança virtual"
  1. Pequenas coisas que nos podem valer pela vida! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Também tenho tanto medo da cena das câmaras!!! Vi um filme sobre isso mas o que me deixa mais preocupada é que é cada vez mais real!!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  3. Fiquei chocada com a 4. Quanto ao mudar de passe, nunca o faço :O aos anos mesmo... E de publicar as fotos só depois de sair do local faço sempre!!! Adorei o blog e este post, segui-te*
    Beijinho
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar